Novidades

DICAS DE SAÚDE: DOENÇAS DE VERÃO

Com a chegada do verão, é fundamental tomar certos cuidados com a saúde. Levando em conta as altas temperaturas e uma maior exposição ao sol, determinadas práticas devem ser adotadas para evitar doenças.
Conheça algumas das doenças de verão: Brotoeja, Intoxicação alimentar, Dor de garganta, Micose, Queimaduras solares, Conjuntivite e Otite.
Acompanhe as orientações médicas.

Brotoeja

A brotoeja é uma erupção na pele que afeta bebês e crianças. Ela é causada pelo suor excessivo que pode gerar inflamações. Também é frequente após queimaduras decorrentes do sol. A forma principal de prevenção é vestir o bebê com roupas frescas e ter um ambiente arejado e agradável.

Intoxicação alimentar

Com as temperaturas mais altas, vírus e bactérias encontram condições favoráveis para a proliferação. Dessa forma, aumenta o risco de contaminação dos alimentos. Para evitar casos de intoxicação alimentar, escolha sempre alimentos frescos e evite consumir frituras.

Dor de garganta

A variação climática é uma das causas para as dores de garganta. Nessa estação é comum entrar e sair de ambientes com ar-condicionado. Recomenda-se manter a garganta hidratada, ingerindo água ao longo do dia. A garganta precisa estar úmida para funcionar bem.

Micose

A micose é uma infecção causada por um fungo e costuma atingir a pele. Existem diferentes tipos de micoses, superficiais ou profundos, que ocasionam coceiras e manchas. Deve-se enxugar bem o corpo após tomar banho, especialmente nas dobras (como dedos e mamas). Opte por peças do vestuário que absorvam melhor o suor.

Conjuntivite

A doença é transmitida pelo ar e possui alto contágio. Provoca incômodos e vermelhidão nos olhos, além de coceira. A forma de prevenir é evitar o compartilhamento de itens que sejam levados ao rosto, além da constante higienização de mãos e olhos.

Otite

Otites são processos infecciosos e inflamatórios, que ocorrem pelo tempo excessivo dentro da água ou uso incorreto de cotonetes. Causam dores no ouvido, febre e problemas de audição. Evite passar um período longo de tempo dentro da água, assim como mergulhar em ambientes sujos. Seque os ouvidos com a ponta da toalha, sem esfregar.

Queimaduras solares

A queimadura solar é causada na pele por meio da radiação ultravioleta (UV). Aparece após um período excessivo de exposição ao sol. Outros danos na pele e doenças podem ocorrer em função dessa exposição repetida. Utilize protetor solar e evite se expor ao sol em horário de pico.

Voltar