MATERNIDADE DO HOSPITAL SÃO PATRÍCIO

A Maternidade do Hospital São Patrício de Itaqui possui uma estrutura preparada para acolher com cuidado, carinho e eficiência as mães que optarem pelo parto normal.
O setor conta com espaços modernos, desenvolvidos para oferecer às gestantes, acompanhantes e bebês toda a segurança e conforto necessários para esse momento único.
A enfermeira obstetra, Paula de Britto, explica que um dos objetivos da Maternidade é implementar as melhores práticas de parto:
“Isso só é possível incentivando e conscientizando as futuras mães, e toda a rede de atenção obstétrica, sobre os riscos da realização de cesáreas sem indicação clínica. Assim, pode-se oferecer às mulheres e aos bebês o cuidado certo ao longo da gestação, durante todo o trabalho de parto e, até mesmo, no pós-parto”.
Além da estrutura disponível, a Maternidade conta com uma equipe multiprofissional sempre baseada em evidências científicas:
Médicos obstetras
Enfermeiras obstetras
Enfermeiras gerais
Técnicas de enfermagem
Pediatra
Todo o atendimento realizado com as gestantes na Maternidade do Hospital São Patrício cumpre as diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS) e o regulamento do Ministério da Saúde, que são as Diretrizes Nacionais de Assistência ao Parto Normal.
De acordo com a enfermeira Paula, o parto vaginal – também conhecido como parto normal – significa a conclusão de um processo de amadurecimento para o bebê, indicando que o momento ideal para o nascimento chegou:
“Estimulamos processos não farmacológicos para alívio da dor, como massagens que potencializam o relaxamento para diminuir o estresse e melhorar o fluxo sanguíneo, banho terapêutico, além de exercícios respiratórios e da deambulação – caminhadas que auxiliam a mobilidade pélvica, aumentam a velocidade da dilatação cervical e da descida fetal”.
Paula conclui ressaltando que o parto natural permite para as mães um tempo de internação e uma recuperação mais breve, com menor probabilidade de complicações cirúrgicas ou uso de medicamentos a longo prazo.
Voltar