LIONS CLUBE DESTINA RECURSOS PARA MODERNIZAÇÃO DA UNIDADE DE COLETA E TRANSFUSÃO DE SANGUE DO HOSPITAL SÃO PATRÍCIO

O Lions Clube de Itaqui destinou R$ 187,5 mil para a ampliação e modernização da Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue do Hospital São Patrício de Itaqui (HPSI).
O início oficial das obras aconteceu nesta quinta-feira (29) com a inauguração de uma placa.
O recurso é oriundo da Fundação Lions Clube Internacional, a partir de um projeto elaborado pela secretária do HSPI responsável pela captação de recursos externos, Rute Cabral Brazeiro, que encaminhou a proposta ao Lions Clube de Itaqui.
“Foi um grande desafio. Após a visita do governador do Lions Clube no ano passado, montamos o projeto e enviamos em setembro. Depois de passar por vários processos, foi aprovado em fevereiro”.
O Administrador do HSPI, Leandro Brondani Stersi, destacou que essa ampliação beneficia outros municípios da região além de Itaqui, já que a instituição atende as demandas em cirurgia geral dos usuários do SUS, oriundos das cidades de Uruguaiana, Maçambará e Barra do Quaraí:
“Itaqui é a cidade que mais doa sangue na Fronteira Oeste. É a cidade que mais salva vidas com as suas doações. Pensando nisso, teremos um espaço específico, amplo e adequado à legislação para coleta de sangue, com conforto, em uma nova agência transfusional”.
A presidente do Lions Clube de Itaqui, Marleni Petersen - acompanhada por outros representantes do clube de serviços – comemorou o investimento:
“É um dia muito importante para nós. Faz tempo que queremos realizar um projeto com o hospital. Agora que aprendemos o caminho das pedras, podemos trazer outros projetos”
O valor total da modernização da agência transfusional é de R$ 250 mil, com a contrapartida complementar de recursos arrecadados pelo HPSI.
A previsão de conclusão da obra de 145m² é para o início de 2024.