CARTA PARA O HOSPITAL SÃO PATRÍCIO DE 1885

Esta carta é para reconhecer o empenho e a dedicação de todos que participaram da sua fundação em 1885. Aquele movimento foi liderado por um tenente da Marinha Brasileira, com apoio da sociedade da época.
No começo, famílias itaquienses, com auxílio das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família, eram as responsáveis pela sua manutenção.
Lá se vão 139 anos sem fechar as suas portas. Você se tornou uma instituição de saúde referência em atendimento na região.
Se em 1950 você contava com internações, atendimento médico e laboratório, hoje, possui Pronto-Socorro, Centro Clínico, Clínica Renal, Saúde Ocupacional, Farmácia Externa, Unidade de Coleta e Transfusão, Centro de Diagnóstico Por Imagens - com tomógrafo, mamógrafo digital, densitometria óssea - entre diversos outros serviços.
Na Cirurgia Geral e determinados exames, recebe pacientes de outros municípios, como Uruguaiana, Maçambará e Barra do Quaraí.
Após 96 anos no bairro Cerrinho Dois Umbus, você mudou de casa. Em 1991, passou a residir no bairro José da Luz, em um novo complexo hospitalar, colocando a saúde de Itaqui em outro patamar.
Você cresceu junto com a cidade. Enfrentou enchentes, estiagens, quebras de safra na agricultura, incertezas políticas e econômicas. Nem uma pandemia fez você parar.
Muitos nomes compõem a sua história, mas um não pode faltar: Maria das Dores Floriano Mello, a sua maior benemérita, aquela que doou áreas de campo que resultam em receitas de arrendamento para a instituição.
Valeu a pena! Hoje você é muito mais que um hospital: é um prestador de serviços, com profissionais qualificados e em permanente atualização.
Obrigado! Feliz aniversário!
Hospital São Patrício de Itaqui 2024.